Tricot Redação

Porque o tricô enrola? Dicas Práticas para Conservar suas Roupas

Já comprou uma blusa ou vestido, feitos à mão, que perde a sua forma? As mangas acabam em comprimentos diferentes, e as barras que costumavam bater nos quadris agora estão esticadas. Além disso, acabam com os fios enrolados. Mas porque o tricô enrola?

O que você pode fazer? Se você aprender a lavar, secar e remodelar suéteres em casa, economizará muito dinheiro e evitará altos custos de lavagem a seco. Com um pouco de tempo e paciência, suas blusas podem parecer ótimas, cheirar bem e ficarem em perfeito estado.

Porque o tricô enrola?

Porque o tricô enrola

Quem tricota há anos conhece bem esse problema e explicam o por que das roupas de tricô acabarem enroladas. Tudo está ligado ao modo de confecção da roupa ou item, sabia? O ponto meia (avesso tricô) tem tendência a enrolar. Mas esse não é o único motivo do porque o tricô enrola.

Por isso, a melhor maneira de evitar este tipo de situação é tricotando de outra forma. Você já ouviu falar em blocagem? Blocar é uma técnica que permite modelar melhor sua peça de tricô, evitando, inclusive que ela enrole ou perca o formato.

Este tipo de técnica é muito indicada para dar acabamento à peça, deixando-a mais “bem feita”. Barra de casacos, cachecóis e mantas podem ser muito beneficiados pela blocagem.

Como evitar que a peça enrole?

Porque o tricô enrola? Claro que se você não souber lavar, secar ou passar a peça de tricô, ela vai enrolar e perder a forma. Não é apenas a concepção da peça que leva a este problema. O modo de conservação faz toda a diferença se você quer que a roupa dure por muito mais tempo.

  1. Como lavar: NUNCA coloque o tricô na máquina de lavar. Lave as peças manualmente e com delicadeza. A água deve ser fria ou morna, nunca quente. O máximo permitido é 40ºC. Isso porque algumas peças podem acabar diminuindo de tamanho ou perdendo a forma quando mergulhados em água quente.

Lembre-se de usar sabão neutro ou de coco, pois o sabão em pó é muito agressivo e pode ressecar a roupa.

  1. Como secar: Em hipótese alguma use pregadores para pendurar a sua roupa de tricô no varal, tenha muito cuidado. O correto é estender a peça em uma superfície horizontal para evitar que o vento atrapalhe a roupa ou que ela perca a forma.

Coloque a roupa de tricô para secar à sombra, porque o sol danifica as fibras. Lembre-se de espremer a roupa de forma delicada, sem torcer os fios.

porque o tricô enrola - Como conservar

  1. Como passar: Lembre-se que essas peças não precisam de um ferro de passar sobre elas. Mas se estiverem MUITO amassadas nunca coloque muita pressão sobre elas com o ferro, para evitar que acabem queimadas.

Além disso, nada de temperaturas muito quentes.

  1. Como conservar: Na hora de guardar a peça de tricô, escolha um saco de TNT preto para colocá-la. Isso é importante, para evitar que a iluminação retire a cor da peça. Sacos de algodão também são muito bem vindos para conservar este tipo de roupa.

O tricô é um item indispensável no guarda roupas de qualquer pessoa, cuidar bem dele, vai aumentar sua vida útil e deixá-lo cada vez mais bonito. 

Sobre o autor | Website