Novidades Redação

Curiosidades – Qual a diferença entre tricot e crochê?

As pessoas nem sempre estão familiarizadas com as roupas feitas à mão, muitas vezes confundem tricot e crochê. Isso é totalmente compreensível, até porque os dois materiais são feitos de maneiras semelhantes. Mas eles também têm diferenças significativas. Então, qual a diferença entre tricot e crochê?

Ambos utilizam fio ou fibra, e você pode fazer roupas do mesmo tipo – suéteres, xales, cobertores, mantas, cachecóis, chapéus, luvas, meias. No entanto, também existem MUITAS diferenças.

casaco de tricot

Qual a diferença entre tricot e crochê?

Existem muitos tipos diferentes de teares e máquinas que podem ser usados ​​para tricotar; eles variam do simples ao complexo, do pequeno ao grande. Mas o mesmo também pode ser feito à mão.

Algumas máquinas pequenas podem ser usadas para tricotar meias ou vários outros projetos pequenos . Existem máquinas maiores que podem ser usadas para fazer suéteres e mantas.

Também enormes máquinas circulares, algumas das quais nem cabem na sala de uma casa média, que são usadas para produzir em massa tecidos de malha para a indústria de vestuário. Essas máquinas facilitam a produção de tecidos a partir de fios muito finos.

Então, tricot é realizado com agulhas pontiagudas, também com teares manuais ou máquinas apropriadas. O processo basicamente envolve várias interligação usando séries de laços de fios nas agulhas. Esses loops consecutivos são entrelaçados na estrutura de loop anterior.

Assim, o novo ponto protege a estrutura do laço, bloqueando os pontos anteriores que estão suspensos. O looping simétrico do fio faz com que o tecido resultante seja bastante elástico, uma propriedade altamente desejável que faz com que as malhas sejam acessórios básicos nas temporadas mais frias do ano.

Mas e o crochê?

Qual a diferença entre tricot e crochê - blusa de crochê

Quando você me pergunta qual a diferença entre tricot e crochê, simplificar dizendo que o crochê é sempre feito à mão, nunca pela máquina. Os movimentos de um crochete são tão intrincados que, até agora, ninguém foi capaz de criar uma máquina que possa replicá-los.

Há algo na indústria da moda que é chamado de máquina de crochê, mas na verdade não faz os mesmos pontos que os feitos em crochê. Eles criam pontos que imitam o crochê, mas, depois de um exame mais detalhado, é fácil ver que não é realmente de crochê.

A formação de um tecido de crochet depende da “corrente de partida”. O comprimento da corrente de partida é determinado pelo número de pontos necessários para a primeira linha de tecido e o número de correntes necessárias para chegar à altura correta do primeiro ponto na primeira linha.

Pode haver mais de duas correntes em um crochê. Ao começar a fazer um crochê, a corrente principal é trabalhada em cada fileira, e o gancho é trazido até a altura do primeiro ponto da fileira.

Portanto, o crochê de verdade só é possível produzir à mão.  Então só pode realizar através de uma agulha bem diferente do tricot, pois ela tem uma ponta torta  no formato de uma virgula. por isso é sempre feita  à mão, e não com máquina.

O uso de uma agulha de crochê em forma de uma virgula é o que faz a diferença significativa entre os dois ofícios (crochê e tricot). As agulhas pontiagudas reta ou máquina, jamais vai conseguir fazer um ponto de crochê tão perfeito quanto o manual. 

Sobre o autor | Website